Arduino – Projeto nível de água

A nova brincadeira com o Arduino é fazer um medidor de nível de água num tanque (caixa de água). O objetivo desse projeto é ligar uma bomba auto-aspirante quanto a caixa esvaziar e desligar após encher.

Estou usando um Arduino Nano v3.0, um sensor de ultrassom, um Relé comum, um Buzzer, e assim que chegar uma tela de Nokia 5110 já com PCB.

Claro que todos os componentes foram comprados na china (dx.com e ebay).

2014-04-29 21.39.51
(Essa foto está um pouco desatualizada, estou usando um arduino só)

Nesta foto, a bomba auto-aspirante está sendo representada pelo LED verde. O teste mais prático foi feito usando um balde de água, e o programa do Arduíno ajustado para o tamanho do balde. O teste teve sucesso com um porém. Enquanto a água no balde está balançando (devido a entrada da água), o sensor não recebe a resposta e não tem leitura. Assim que a água estabiliza a leitura é feita com uma precisão que achei excelente.

No que estou planejando para a interface vamos ter uma tela com a porcentagem de água da caixa, e dois botões para alternar um modo Automático e Manual, e outro botão para ligar ou desligar a bomba manualmente caso algo dê errado.

O programa já tem uma função de falha, que desliga o modo automático caso não consiga obter leituras do sensor por um número determinado de tentativas. Pretendo também escrever mais uma função de segurança, que vai desligar a bomba se o nível de água não subir (cano seco).

Acho que consigo resolver o problema da estabilização da água enquanto enche isolando o sensor num tubo de PVC até o fundo da caixa, e conectar uma mangueira da entrada de água no topo da caixa até o fundo para evitar o impacto da água.

Porta Serial RS232 Web

Numa prova de conceito descobri uma maneira não muito bonita porem funcional para acessar através de um sistema web as portas seriais locais do cliente. É possivel estabelecer uma conexão bidirecional, ou seja, enviar e receber na mesma  porta COM.

A solução envolve as tecnologias ActiveX para o Internet Explorer e NPAPI para Mozilla Firefox, Chrome e Safari em um ambiente Microsoft Windows. O plugin deve ser instalado com permissões de administrador. 

Sick-Beard

Consertei um novo bug que o provedor kat introduziu no meu mod quando passou a usar o torcache.
Aproveitei também pra sair do branch master. Entendam, meu primeiro projeto “grande” no github, não sabia que iria ser odiado se trabalhasse no branch master no meu fork.

Kat.ph já funciona novamente.

😀