Performance com CACHE do ASP.NET

Olá pessoal,
Vou contar aqui minha experiência com o CACHE do ASP.NET. Para quem não conhece o Cache é um espaço de memória em que podemos guardar qualquer objeto, de forma com que esse possa expirar em algum momento, seja de forma programada ou não.

Comecei a usar o cache do asp.net como meu primeiro recurso. Estava usando para um componente que tratava imagens e criava uma URL que seria lida pelo browser nas tags imgs. De inicio funcionou bem, porém, quando o uso se tornou mais profundo, aleatóriamente, as imagens que eu colocava no cache do asp.net sumiam, muitas vezes imediatamente após ser inseridas. Mais tarde, estudando o cache de forma mais profunda, descobri que isso se devia a falta de memória no servidor. O asp.net retira do cache os itens quando não há memória ram disponível, mesmo que o item ainda não tenha expirado.

A partir daí, comecei a usar o Cache como apoio. Ou seja, se algum item não existe no cache do asp.net, eu crio/busco esse item e insiro no cache. Se ja existe o item eu uso. Com isso você consegue obter uma boa performance em suas aplicações.

Para quem usa muito acesso a dados, você pode guardar algumas tabelas ou arrays de classes no cache. Procure guardar tabelas que você acessa frequentemente, mas que são pouco mutáveis. Por exemplo, listas de tipos para popular dropdownlists.

Então é isso. Quem quiser exemplos de uso do cache escreva.

Um abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s